quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Pulmão do mundo - Propaganda enganosa


O comercial veiculado na televisão pelo posto Ipiranga, diz que ao abastecer no posto você neutralizará a emissão de carbono. Fui no site da Ipiranga e retirei de lá o texto a seguir:

"Estes projetos incluem, entre outras atividades, o plantio de árvores, que retiram o CO2 da atmosfera e devolvem oxigênio, melhorando o clima e a qualidade do ar."

O pessoal esquece de dizer que os "planctons", uma espécie de alga marinha, são os responsáveis por mais de 90% da produção de O2 - (oxigênio, pra quem faltou a aula de química). Os planctons que são responsáveis pelo consumo de CO2 e liberação de O2. A floresta amazônica, considerada "pulmão do mundo", consome quase todo oxigênio produzido por ela e isso sem falar do oxigênio consumido pelas queimadas. As florestas tem sua importância no ecossistema, como clima, fauna e etc...

Esse negócio de dizer que plantar árvore para produção de oxigênio, é uma dessas mentiras que acabam virando verdade.

2 comentários:

mario elva disse...

Como fazemos para propagar os plânctons então. E sei lá, esse teu post parece propaganda pela destruição da Amazônia...

Ronny disse...

Como expliquei antes, a floresta é importante para o ecossistema como um todo e não para filtrar o ar como todos falam. Respondendo a sua pergunta sobre como propagar os plânctons, a resposta é simples. Para que haja maior propagação dos plânctons, basta menos poluição nos mares, pois o aumento de acidez na água provoca a sua morte.