segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Pérolas do Orkut


Acessem "Pérolas do Orkut"! Muito engraçado!

O Detro vai te pegar!



Começa hoje no Rio uma mega operação com o objetivo de apreender de 500 a 1000 vans e Kombis piratas. Sou terminantemente contra ao transporte pirata. Os motivos são vários: Crescimento desorganizado, falta de respeito total aos pontos de ônibus, poluição sonora (ninguém agüenta - "NorteShoppinhg - Suburbana - Madureira!!!" ou "Cascadura - Madureira!!"), poluição ambiental, desrespeito às leis de trânsito e o pior de todos, este tipo de transporte se transformou numa máfia composta principalmente de "ôtoridades" e "puliçadas".
O transporte pirata começou em meados dos anos 90 após várias greves promovidas pelos sindicatos de rodoviários. A população ficava a mercê das viações de ônibus. Toda vez que havia uma greve, surgiam kombis, táxis, ônibus de péssima categoria e até carroça oferecendo transporte. Ao longo do tempo os caras foram percebendo que aquilo ali dava dinheiro e ninguém fiscalizava desde então. Nessa época, os donos de kombis eram aposentados, demitidos e etc que pegavam seu dinheiro de aposentadoria ou de rescisão e compravam uma van ou kombi como um investimento. O transporte pirata preencheu um buraco enorme que o transporte legal deixava, principalmente em lugares distantes como baixada e zona oeste, que foi onde o transporte começou. Em algumas áreas hoje praticamente não há kombis porque o "pessoal" do transporte legal contratou logo uns "dedo frouxo" pra dar um recado pra galera das kombis. No início este tipo de atividade teve aspectos positivos, pois fez as empresas de ônibus se mexerem, oferecendo ônibus mais novos e com ar-condicionado de clima de montanha, mas foi só no início. Com rapidez e preços mais baratos, os piratas acabaram dando muito prejuízo para as viações que não conseguiram manter a melhora na qualidade. As empresas adotaram medidas visando sanar o prejuízo: A roleta pela frente (ODEIO!!!), o vale-eletrônico e micro-ônibus. Em alguns casos os micro-ônibus são 100% da linha, o que é proibido por lei. Com essas medidas em prática, as empresas começam agora a extinção dos cobradores. Em Jacarepaguá, que a região onde moro, várias linhas, ou adotaram o micro-ônibus, ou o "micrão", que é um pouco maior e sem cobrador. Em suma, a falta de eficiência das empresas de ônibus, que também é uma máfia, fez com que a vans e kombis piratas surgissem e agora o Rio virou um caos de Kombis com essas buzinas irritantes pelas ruas a fora como se tivessem dado cria.
Sou a favor do recolhimento total do transporte ilegal e um replanejamento para que este tipo de transporte atenda áreas aonde não é lucrativo para empresas de ônibus devido à economia de escala. Em contra-partida a secretaria dos transportes deve fiscalizar e atuar para que as concessões não sejam monopolizadas pelos donos de empresas de ônibus, que para burlarem a lei, abrem empresas com nomes diferentes para terem concessões de várias linhas em uma mesma área.
O transporte pirata é um erro que surgiu para consertar um outro erro e não será dessa forma que o transporte rodoviário melhorará no Rio de Janeiro.