quarta-feira, 26 de setembro de 2007

TROPA DE ELITE - O FILME


Bom, se todo mundo falou eu vou falar também. Não sei por quê tanto estardalhaço por causa do filme "Tropa de Elite", que foi baseado no livro "A Elite da tropa". O livro é bem mais crítico em relação as falcatruas, esquemas e afins em relação à policia e políticos e ninguém falou nada. Só lembro de ter lido alguma coisa sobre o livro em relação aos seus autores que estavam supostamente ameaçados de morte, pois um dos autores fora comandante do BOPE. Fora isso, nada mais se falou.
Há tantos filmes brasileiros que falam sobre questões polêmicas que nem se quer foram comentados. "O homem do ano", que fala sobre a relação de matadores com os políticos e comerciantes na baixada fluminense;"Anjos do Sol" que mostra a prostituição feminina no nordeste e outros que não me recordo agora. Estes são exemplos de filmes com questões sérias e polêmicas que nem foram comentados pela mídia, porém o povo é preguiçoso e não gosta de ver filmes que não estão na lista dos dez mais vistos. Ou ver filmes que os "camelôs" mais gritam na rua, pois um filme destes se for lançamento custa "10 real" e a família toda vê no DVD player que comprou na promoção da Casa e vídeo por R$ 99,90. E foi isso que aconteceu. O filme vazou e virou fenômeno!
Agora eu me pergunto: Por que as pessoas se interessaram em ver o Bope subindo o morro pra matar bandido? De repente todo mundo gosta do Bope? A minha opinião é que o pessoal sabia que o filme teria muita violência e principalmente tiro. Já notaram como cerca gente em torno de alguém morto na rua ou de gente que adora escutar tiro na favela? Já perceberam que quando há tiroteios nos morros, os moradores andam tranquilamente enquanto os policiais estão trocando tiro e ficam observando toda a movimentação?
O interessante que com toda essa tecnologia da informação, o responsável pelo sucesso do filme foi o boca-a-boca e o pessoal da produção do Tropa de Elite que não é boba nem nada, embarcou na onda e está aproveitando o marketing em torno do filme. Aí teve ator dando depoimento, o pessoal do Bope tentando impedir a exibição, comentários sobre as torturas mostradas no filme e outras que ainda vão sair.
O filme Tropa de Elite nada mais é que um filme comercial de ação protagonizado por atores competentes, como Wagner Moura, com questões que envolvem o cotidiano do Rio de Janeiro (Polícia e bandido. Ou seria bandido e bandido?) e que teve uma boa produção. That's it!
E já nas ruas da Uruguaiana, aqui no centro do Rio de Janeiro, "Tropa de Elite II e III"!! Estão pensando que é mentira? É sério. Se eu conseguir gravar os caras na rua vendendo, eu posto aqui.