quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Música de motel...


Hoje vim escutando no ônibus a música "Smooth Operator" da cantora Sade Abdul. Esta música foi um hit do anos 80 que embalava o baile na hora da "lenta", quem tem mais de 30 sabe o que estou falando. Não sei por que, mas de uns tempos pra cá, toda vez que toca alguma música da Sade, as pessoas insistem em dizer que é música de motel. Alguém transaria escutando uma música tão lenta? Eu nunca escutei músicas da Sade em motel nenhum! Alías, motel não é lugar pra se escutar música.
Sade Abdul é uma cantora nigeriana que despontou nos anos 80, o último CD até onde eu sei é o "Lovers Rock", muito bom por sinal, escutem. A voz e o saxofone são os pontos mais marcantes, talvez venha daí a comparação com o motel, o sax. As letras são ou de muita alegria após encontrar um novo amor como, "Your love's king", ou de muita tristeza após o término de um relacionamento como, "King of Sorrow" ou a bela "No ordinary love".
Pesquisando mais a fundo sobre a Sade, descobri que existiu um Marquês de Sade, aristocrata francês, escritor e dramaturgo que nasceu em 1710 e tinha como tema principal de suas obras, sexo com violência. Daí veio a origem da palavra "sadismo". O cara era considerado um revolucionário sexual e foi perseguido pela igreja, pela monarquia e até pelo Napoleão.
Talvez o nome artístico da Sade tenha sido inspirado nessa cara. Agora sim! Está explicado então porque as pessoas dizem que as músicas da Sade, são músicas de motel.